quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ser ou não ser...

Mas acontece que daqui oro melhor. (Mas que causação é essa de orar? Talvez nada além da coinidência entre ação e reação….?)
O que não está dito está expresso. Os que optam pela linguagem corporal aderem aos enigmas dos significados da linguagem não verbal; como tatuagens,  ou estilos, que traçam no corpo a história do significado ou, pelo menos, o significado da história no âmbito circinscrito do tempo vivido (mais ou menos vívido).
E as estórias ficaram tão histórias, (depois) que foi após as estórias que as histórias acolheram um significado maior (pois as mentiras também dizem verdades reprimidas). Muito além de ornamento, a linguagem é a pedra atirada que não volta mais. Uma mentira deve ser vista como o desejo do mentiroso que precisa parecer coerente. Mas simultaneamente a mentira pode ser descoberta, e sua incoerência uma prova (da tentação maligna).
A mentira responde aquilo que se gostaria de responder caso a resposta de fato fosse a verdade mentida.
Não sei muito sobre a vida (além da certeza de que ela acaba). Quanto a existir ou não uma realidade transcendental que dá continuidade à coisa, prefiro o silêncio (pois afinal posso estar errado).
Os amigos que me lêem associam comigo o significado dos escritos, mas será que sonham que (talvez) todo esse suposto devaneio não pertença a mim? Mas não cola a questão da mediniudade de espíritos que se apoderam e dizem por mim…
Na incorporação espiritual nada há além de desejos contidos, mas assim sendo, não é menos digna, posto que revela a expressão do contido em si.
A verdade é que remeto ao filosófico tudo que vivo em prática.
Sou apenas um cirurgião-dentista. Sonho em recolocar mais elementos dentários que retirá-los. Deparo regularmente com a linha tênue da dor. E, dentro do que me cabe… Aprendo com infelizes, tais quais como um dia fui.
Reescrevo a expressão de quem se desmembrou em pedaços. Reabilito mutilados. Filosofia é enfeite.
Atuo recompondo estruturas minerais  e tecidos moles.  Não agrado a todos, mas quem a todos agrada?
Mais que fechado ao ato; não só filosofo; atuo.
Mas me pergunto: por que a filosofia e a psicologia não têm páginas em livros de fisiologia?
(???)