segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os marcos do meu próximo

Para ler mesmo !!! ..................
Um Abraço a todos !!!

OS MARCOS DO MEU PRÓXIMO

indiferença 2
“ Não removas os antigos limites que teus pais fizeram.”  Pv 22:28

Nesses tempos modernos muito se têm perdidos os verdadeiros valores que estreita as relações humanas. O homem tem regredido nos valores sociais, morais, e no respeito para com seu semelhante, não obstante o avanço tecnológico.

Hoje, pouco se vê o respeito, a cortesia, e o amor nas pessoas. Você tira o exemplo em um aniversário, quando se serve a mesa americana; ao mandar servir, acontecem os atropelamentos, as colisões entre as pessoas e nem um pedido de desculpas; a gula parece que soa maior que o princípio de educação.

Sem falar no desejo que muitos têm de levar vantagens em tudo para com seu próximo: a mulher do próximo, o marido, o empregado, o emprego, a função; os bens; no negócio, e até de igreja. Alguns até cobiçam irmãos de outras igrejas, por razões e motivações que só Deus sabe.Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. RM 13:9

De fato a doença do individualismo e egoísmo exacerbado é em conseqüências das fragmentações desses valores perdidos. As relações com meu próximo demonstrarão se de fato eu creio em Deus. “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.”  I João 4:20,21

Marcos:” Fronteira, limite. Podia ser uma estaca, uma pedra ou uma pilha de pedras, ou, então, alguma forma de monumento.

A terra de Canaã foi dividida entre as tribos de Israel, e foram postos marcos que assinalavam esses territórios divididos. As demais, famílias individuais tinham seus terrenos, que também eram demarcados (Núm 27:1-11; cap. 26). Visto que a herança da família tinha tão grande importância em Israel, a terra simbolizava provisão, independência e dignidade. E podemos entender por que a remoção de tais marcos era considerada uma ofensa séria.

Quem É O Meu Próximo

Família: Mãe, pai, irmãos, esposa (o), filhos, enteados. Parentes: Tios, avós, primos. Namorados, noivos, vizinhos, amigos, colegas, conhecidos, transeuntes, que todo o dia nos encontramos: nas padarias, supermercados, tabernas, comércios, feiras, bancos. É aquele que vive ao meu lado.

Governador, prefeito, deputados, vereadores. O marginal, a prostituta; o mendigo, o velho; o aleijado; o menor abandonado.

Respeitar Os Limites Do Próximo

Sua personalidade; Seu Temperamento; caráter, limitações. Sua Família: (Esposa, esposo, filhos, parentes) Casa, quarto, cozinha, criação de filhos, relacionamento de casais, administração financeira.

“ Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar.” PV 25:17 “Assim ficará o que entrar à mulher do seu próximo; não será inocente todo aquele que a tocar.”  PV 6:29

Seus credos, religião, incredulidade. Ideologias e Filosofias. Dons, Ministérios e Aptidões.

Suas particularidades: Correspondências, telefonemas, conversas (com licença). “ Maldito aquele que remover os limites do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém.”Dt 27:17

Desejos e gostos: (comida, pessoas, beleza, roupas). Trabalho e emprego. (obrigações e particularidades).

Porque devemos respeitar amar  o  próximo com toda as suas diferências e complexidades? Porque É imagem de Deus. É meu irmão e companheiro de jornada. É meu contemporâneo: Vive na mesma época que eu. É meu conterrâneo: Vive na mesma cidade que eu. Têm defeitos, falhas, fraquezas e pecados como eu. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus”. MT 5:43 -44

Conservando Os Marcos Antigos

No respeito. Sim senhora, não senhor, a senhorita poderia… Irmã, irmão… (não se meter aonde não é chamado) Na cortesia. É servido, pode entrar, vamos sentar, um minuto, por favor; a senhora primeiro.

Na educação. Muito obrigado, com licença, posso entrar. Na valorização. Você está ótimo; muito bom, gostei; vc só tem muito a crescer com isso. Parabéns. No afeto. Abraçar, tocar, apertar a mão. No fazer o bem e nunca o mal. “Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei”. SL 101:5

As relações com meu próximo demonstrarão se de fato eu creio em Deus. Os cristãos fazem grande diferença no mundo, são eles que resgatam os verdadeiros valores que norteiam as relações humanas de respeito, valorização, cortesia e amor.

Precisamos conservar os marcos antigos, que nossos pais nos deixaram. O mundo só conhecerá os verdadeiros cristãos pelo amor que demonstram. “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” GL 5:14

Se aquele que diz professar uma fé cristã,  não respeita os marcos nem de  irmãos  que caminham ao seu lado;  respeitará, porventura, àqueles que não estão tão próximo assim?

Pr Francisco Nascimento

Fonte:


Pericles Gallo.´.